19/02/2014

“DESEJO A TODAS INIMIGAS VIDA LONGA”: AS FUNKEIRAS E O RECALQUE


Um discurso que sempre me incomodou bastante é de que "as mulheres são inimigas naturais". Outra coisa que nunca acreditei é que "mulher não se arruma pra agradar o homem, mas pra despertar inveja nas outras mulheres”.


Sinceramente, sempre me arrumei para agradar, acima de tudo, a mim mesma!



Nota: O debate na minha timeline do facebook gerou também uma nova reflexão, provocada por Maria Cecília Omar...

Refletindo muito sobre isso aqui:

"minha maior preocupação é a mensagem que invade a cabecinha das meninas que ainda estão em processo de desenvolvimento físico, mental e emocional... se vc não é uma 'poderosa' então tá fora do círculo de amigas, vc é uma recalcada. Onde fica o direito de ser diferente porém não menos interessante?... Eu vejo isso todos os dias Janethe Fontes Soram e fico triste. A mensagem é: seja poderosa, seja magra, seja um mulherão, os meninos amam meninas poderosas e que dançam até o chão..."

Eita, Maria Cecilia, você levantou algo realmente muitíssimo importante! Quer dizer que mesmos as músicas que levariam uma mensagem de empoderamento da mulher, na verdade só reforçam conceitos sexistas?


Ai, ai, refletindo muito...


0 comentário(s):

Postar um comentário

Quando a última árvore cair, derrubada; quando o último rio for envenenado; quando o último peixe for pescado, só então nos daremos conta de que dinheiro é coisa que não se come".

(Índios Amazônicos)

Twitter Facebook Instagram Email More